Bitcoin

Bitcoin o terceiro „comércio mais lotado“ na pesquisa global de gestores de fundos

Os administradores de ativos em todo o mundo estão perdendo a confiança no dólar, incentivando-os a buscar investimentos resistentes à inflação para seus clientes.

Uma nova pesquisa com gestores de fundos globais revela que a Bitcoin subiu no ranking de „comércio mais lotado“, superando investimentos tradicionais como ouro e títulos.

A Bitcoin foi a terceira na lista geral de opções para a categoria, nomeada como o comércio mais movimentado por 15% dos entrevistados da pesquisa. Somente as ações de tecnologia (52%) e as posições curtas em dólares (18%) subiram na classificação.

A pesquisa Global Fund Manager Survey foi realizada pelo Bank of America Merrill Lynch entre o período de 4 a 10 de dezembro e perguntou a 217 gestores de fundos responsáveis coletivamente por US$534 bilhões em ativos, uma série de perguntas relacionadas a tendências no comportamento dos investidores.

Uma pergunta relacionada perguntou aos entrevistados se ocupavam posições longas da Bitcoin, à qual 15% responderam afirmativamente, o que é três vezes mais do que o total de 5% do mês passado.

Em um ano em que a impressão do dinheiro e o estímulo provocaram temores de uma inflação maciça, a tendência de se afastar do dinheiro e se transformar em ativos não correlatos como o Bitcoin é claramente destacada pelos resultados da pesquisa.

Muitos gestores de investimentos estão considerando seriamente as compras de Bitcoin pela primeira vez, encorajados pelo exemplo de famosos investimentos feitos pela MicroStrategy, Square e Paul Tudor Jones. Seguindo o exemplo, a empresa de seguros MassMutual e o gerente de investimentos Ruffer divulgaram as compras maciças de Bitcoin também na última semana.

A pesquisa do Bank of America também descobriu que os gerentes de fundos estão abaixo do peso em dinheiro pela primeira vez desde 2013, depois de comprar uma quantidade desproporcional de ações, commodities e outros ativos, incluindo a Bitcoin, nos últimos meses.

Esta não é a primeira vez que a Bitcoin aparece na pesquisa mensal do Bank of America. Em dezembro de 2017, a Bitcoin encabeçou a lista de negócios mais movimentados da pesquisa, com 32% dos entrevistados nomeando a Bitcoin como o „negócio mais movimentado“.

A Bitcoin foi nomeada pela primeira vez em uma edição de setembro de 2017 da pesquisa, na qual recebeu 26% dos votos dos respondentes para o „comércio mais lotado“.

Em 18 de agosto de 2020, a Bitcoin superou o Bank of America em tamanho de limite de mercado pela primeira vez. A Bitcoin agora ultrapassa o Bank of America nesta métrica em 45%.